terça-feira, 14 de maio de 2013



                                SS e seu poderio militar 

Criada inicialmente para a guarda pessoal de Hitler, a SS se tornou mais tarde uma das maiores organizações nazistas.
Em 1923, foi criada a sturmabteilung, chamada de AS. Tratava-se de uma força paramilitar nazista de uma força paramilitar nazista. Dentro dessa entidade foi então criado um pequeno grupo com o intuito de proteger os altos dirigentes do partido nazista em ocasiões publicas como comícios ou discursos.
A SS era uma tropa de homens de elite onde todos eram selecionados pela “pureza” da racial e pela fidelidade incondicional do partido.
A  AS era semi-independentes Sua atuações se davam através de terror e contra os inimigos do nazismo, entretanto sua relativa autonomia ameaçava Hitler. Esse motino  levou o líder nazista foi aos poucos substituído a AS pela SS o que garantia sua autoridade. Entre 1925 2 1929, a SS possuía um plantel de apenas  280, o que a identificava como um batalhão.
Quando Adolf Hitler  nomeou o Heinich Himmler para ser o líder SS, e o que era apenas um batalhão  ganhou novas proporções e cresceu significamente em numero e em poderio no governo nazista. Himmler adotou medidas de expansão baseadas  em praticas  dos antigos Cavaleiros Templários e fez com que em 1933 o exercito pulasse de 280 indivíduos para mais de 200 mil pessoa. Ao decorrer da segunda guerra  a SS contava com mais de um milhão de membros.
O grande nome da SS foi o Heinrich Himmler, oque antes era uma entidade paramilitar passou a contar, a parti de 1939, com um exercício  próprio chamado de Waffen SS, que desfrutava de total independência de wehmacht, o exercito alemão principal.
A SS absorveu a gestapo (policia secreta nazista), Reichssichertshaumptamt( órgão controlador das policias), sicherheitsdienst, o serviço de inteligência e o Einsatzgruppen. Com isso, a SS passou a contar com as organizações responsáveis pelo extermínio de grupos minoritários, pela repressão dos opositores e pela manutenção do autoritarismo.
Com a nova configuração da SS estabelecida sob o comando de Heinrich Himmler, a organização passou a comandar, em 1939, os campos de concentrações, em 1941, os campos de extermínio. Himmler foi o responsável pela criação desses ambientes que aniquilaram milhares de homens, mulheres e crianças.
Durante a  Segunda Guerra Mundial, a SS contava com seu próprio esquadrão esquadrão de extermínio que Himmler designou o comando para  Reinhard Heydrich, seu suplente. O esquadrão era encarregado do assassinato de civis que representavam as minorias étnicas consideradas danosas pelos nazistas. Himmler  foi destituído do cargo em 1945 por Adolf Hitler, acusado de traição. O tribunal de Nurembergue, instalado após a guerra para julgar crimes nazistas, condenou a SS e Himmler por crimes contra a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário