sexta-feira, 10 de maio de 2013


O ultimo comunicado nazista
É o seguinte o texto do ultimo comunicado emitido pelo Quartel General da Wehrmart, no dia 9 de maio de 1945:
“ na Prussia Oriental, as divisões alemães defendiam, combatendo com todas as suas forças, o estuário vistulado e a parte ocidental do Frisches  Haff. Distinguiu-se na luta a 7º divisão de infantaria. Pelo valor demonstrado, o seu comandante o General Von Saucken foi condecorado com as folhas de carvalho, cm espadas e brilhantes, para a sua cruz de ferro de cavalheiro. O grupo operacional que lutava  na Carlândia e que sob as ordens do general de infantaria HIlperte, opôs durante meses férrea resistência ás formações blindadas e de infantaria muito superiores conquistou gloria eterna. O grupo repeliu os ultimatos de rendição, enquanto, em perfeita ordem, os aviões de transporte, voando para oeste, continuaram transportando os feridos e pais de famílias. Os oficiais do Estado Maior permaneceram junto aos soldados.
“A meia noite, de acordo com as condições aceitas por todos nos, cessaram as hostilidades e os movimentos de tropas. Os defensores de Breslávia, que durante dois meses repeliram os ataques soviéticos, depois de uma heroica resistência, foram, no ultimo minuto, vencidos pela superioridade  inimiga.
“ Nas frentes sudestes e estes, os Estados Maiores receberam ordem de cessar fogo... nos setores afastados da pátria, os defensores da atlântica, as tropas da Noruega e as guarnições das ilhas do egeu justificaram, por sua obediência e disciplina a tradicional honra do soldado alemão.
“A partir da meia noite, as armas silenciaram por ordem do grande almirante, as forças armadas finalizaram uma luta sem perspectiva. A  assim termina uma luta heroína, que durou quase cinco anos, que nos deu grandes vitorias e também duras derrotas. As forças alemães sucumbiram ante a superioridade inimiga em homens e material.
“Fiel ao seu próprio juramento, o soldado alemão cumprio tarefas que se tornarão inesquecíveis...  O próprio inimigo não poderá deixar de reconhecê-lo, admitindo os sacrifícios do soldado alemão na terra, no mar e no ar. Cada soldado pode, portanto, depor em escrúpulos  as armas e dedicar-se, nesta ora gravíssima da nossa historia, à tarefa de reconstruir a pátria ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário